IMG_4459-1

METROLOGIA E PRODUTIVIDADE: CONCEITOS E PRÁTICAS INSEPARÁVEIS

A melhoria da produtividade é uma questão fundamental para qualquer empresa que deseje crescer e, principalmente, se desenvolver. Vamos começar entendendo o que seria, de fato, produtividade nesse segmento.

O conceito de produtividade não está ligado ao aumento na produção, somente. A produtividade está diretamente ligada a diminuição dos desperdícios. Uma empresa que aumenta sua produtividade é capaz de realizar a mesma produção com um custo menor, em um tempo reduzido e com a utilização de recursos menores, por exemplo. Além disso, a produtividade tem a ver com planejamento e controle dos processos.

O primeiro passo para melhorar a produtividade é conseguir mensurá-la corretamente. Um ponto fundamental é que os processos de medição sejam confiáveis e forneçam informações que possam subsidiar decisões assertivas e que realmente impactem no ganho de produtividade. Um retrabalho de produção após um erro de calibração, citando como exemplo, pode acarretar prejuízos imensuráveis para uma empresa, que vão desde o recolhimento de produtos até responder judicialmente por danos causados pelo uso desses produtos por parte da população.

A metrologia é a base da produção, portanto, nunca se separa metrologia de produtividade, nem de qualidade, muito menos do desenvolvimento. Sendo assim, ao planejar a produção, ao gestor cabe ter a consciência e a firmeza de que seus instrumentos têm calibração exata e de acordo com as normas que regem o setor.

Todo esforço pode ser perdido por um descuido muito pequeno, todo cuidado é pouco.

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email