Calibrar um equipamento é um ato que culmina na busca por uma conformidade, não há dúvida. E não há melhor forma de ser assertivo na regra do que documentar essa ação. Só assim, poderemos ter uma noção clara de que nossos métodos estão corretos ou não. 

Foto: André Thiago Susin

O Laboratório de Metrologia Precisotec, à luz dessa premissa, e no intuito de sempre levar transparência aos seus clientes, traz nesta sessão do blog, uma entrevista com Nedi Homero, coordenador técnico do laboratório, buscando elucidar todos a respeito da importância da documentação criteriosa obtida por meio do certificado de calibração. 

Blog: Qual a importância do certificado de calibração para a empresa/ cliente?

Nedi: Uma vez estando o equipamento calibrado, a única forma de evidenciar o resultado encontrado na calibração é o certificado. Baseado na aceitação de um critério pré-estabelecido, é a partir dele que a empresa pode tomar uma ação diante do resultado, seja ele positivo – o equipamento estando bom, ou negativo – o equipamento estando reprovado.. O certificado é a única forma de se ter uma evidência para substituir o equipamento, mandar consertar, adquirir um melhor ou aprovar a calibração. 

Blog: Como saber se o certificado de calibração atende aos requisitos mínimos necessários para minha empresa?

Nedi: Para começar, a empresa deve saber os requisitos mínimos que constam na ABNT MDR ISO 1025, que é a norma de sistema de gestão do laboratório, que define esses parâmetros. Mas, de modo geral, o certificado deve apresentar alguns pontos: identificação clara unívoca do laboratório que fornece o serviço de calibração com dados específicos; descrição clara do item que está sendo calibrado; identificação inconteste de quais foram os padrões utilizados e validados da calibração – a rastreabilidade; informações do técnico que realizou o serviço; e, por fim, os resultados da calibração, acompanhados de uma incerteza de medição. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *